Projeto "Brincar é coisa séria"

Postado em: 19 de Novembro de 2018 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Urio Park

BRINCAR É COISA SÉRIA!

“Brincadeiras enriquecem os relacionamentos entre pais e filhos.”

O Projeto “Brincar é Coisa Séria”, elaborado e desenvolvido voluntariamente, a partir de estudos da Lei do Marco Legal da Primeira Infância, objetiva, junto as famílias, professores, comunidade escolar e entidades parceiras dos Bairros Jardim Floresta, Jardim Primavera, Jardim Itália e imediações da Cidade Norte de Francisco Beltrão, “O brincar”, com a participação de pais e demais cuidadores das crianças através do resgate de brincadeiras educativas. O uso de tecnologias no cotidiano dos adultos e, consequemente, das crianças faz com que os espaços familiares onde deveria acontecer a interação educativa que promove a formação, a personalidade de nossas crianças, está sendo substituído pelos aparelhos tecnológicos modernos, especialmente pelo celular. O objetivo principal é promover, por meio do brincar o desenvolvimento pleno da criança, na infância, instigando suas expressões e linguagens (imaginação e fantasia) ajudando a desenvolver e diferenciar a ação e o significado e, através do brincar e da construção dos brinquedos, enriquecer o relacionamento familiar.

O projeto é realizado com a participação dos pais ou responsáveis (famílias) das crianças, com encontros para orientá-los sobre a importância do brincar na infância desenvolvimento, tendo como referência principal o Marco Legal da Primeira Infância e a participação nos trabalhos desenvolvidos pela Universidade da Criança, dos Companheiros do Rotary Club de Francisco Beltrão Urio Park entidades/empresas e voluntários. Através de oficinas são confeccionados os brinquedos: ambiente no qual os pais e demais cuidadores fabricam, em parceria com a criança brinquedos e, na sequência, brincam juntos (pé de lata, bilboquê, balangandã, corrupio, bola de meia, cavalo de pau, carrinhos de rolimã, entre outros); Brincar no bosque e na rua também são práticas efetivas do projeto. Sempre com a participação da família.

Percebemos que através deste trabalho, as famílias disponibilizaram de tempo no seu cotidiano para estar próximo de seus filhos e participarem de suas atividades lúdicas construindo o brinquedo, instigando a criatividade e o desenvolvimento pleno da criança através da mediação simbólica, promovendo as relações afetivas familiares.